15 de janeiro de 2008

Uma pessoa para compreender tem de se transformar.


Muitas coisas acontecem ao longo de um dia... apenas um dia...

E ao cair o manto negro mas cintilante da noite sobre as nossas cabeças... alguma coisa muda...

Como costumo dizer, "a noite é a minha grande companheira"... é de noite que me ralaciono melhor comigo mesma e que encontro Aquele a quem o meu coração busca...

É de noite que um silêncio suave me invade o céu da alma e que consigo sentir aquela tranquilidade que todo o dia procurei... a noite... "Onde o silêncio eleva a alma a Deus e faz descer com tanta delicadeza Deus à alma!"

Fala-se muito na noite... a noite lisboeta... a noite das Docas, a noite da Rua da Rosa, a noite da 24 de Julho... enfim a noite... ou a night como dizem os jovens, não é?

Mas hoje quero reflectir sobre uma outra noite... a noite da alma... a noite escura, como o meu amigo S. João da Cruz tantas vezes dizia...

Mas o que é esta noite escura? Pode parecer algo muito elevado ou muito desvanecido nesta sociedade da confusão e do barulho... muito sobrenatural ou muito místico... mas apresenta-se sempre como algo bem natural, muito real, que nos toca profundamente a carne e o coração...

A noite escura por onde a alma passa para se purificar... a noite escura do despojamento e da desnudez... a noite escura do tudo e do nada... na noite escura procuramos a Luz pela Luz... a luz que nos ilumina e move... a Luz terna e suave que nos arrasta de nós mesmas e da nossa mesquinhez e nos projecta para um "mundo" muito mais longe... onde o amor é real, onde os gestos concretos são uma constante, onde a atenção delicada permenece, onde um olhar de aceitação e integração nos faz sentir mais amadas, mais nós mesmas...


Oh Senhor, nesta noite escura do ser, agarra-nos interiormente... transforma-nos e Leva-nos mais longe...


Reflexão: Tenho medo da noite? Tenho medo desta noite da alma pela qual passa quem procura o Senhor e o quer seguir? Fujo da incompreensões, das criticas injustas de quem não faz a experiência desta desnudez interior, deste nada? Tenho medo de assumir as minhas fragilidades, fraquezas e caminhar com elas de noite e de dia? Tenho medo de me olhar no espelho e de afirmar com convicção: "esta sou eu... e juntas vamos para a frente?" Terei eu medo de perguntar ao Senhor, que queres de mim? Toca tudo o que sou... faz de mim o que quiseres...

2 comentários:

sonia farmaceutica disse...

Sim, tenho medo da noite escura! Tenho medo que seja tão escura que eu não consiga encontrar a Luz! Tenho medo de não saber ouvir a resposta de Deus à pergunta: Senhor, que queres que eu faça? Senhor, qual é o caminho que devo seguir?

Anita disse...

Olá boa tarde. Vim conhecer o seu cantinho por recomendação da nossa amiga comum, Sónia farmacêutica. Gostei muito de que li. É sempre tão bom saber que há blogs que falam e semeam a Palavra de Deus.
Quando faz hoje 1 ano criei o meu cantinho, Amor Fraternal, foi com base nisso. Levar a Palavra a tantos e tantos que ainda não O conhecem.
Se quiser ficar a conhecer-me um pouco melhor passe no: www.amorfraternal.blogspot.com e será muito bem vinda.
Hoje deixei flores para todos aqueles que lá passem.
Resto de uma abençoada semana e se não se importar passarei mais vezes.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)