25 de maio de 2008

O MAIOR É O QUE SERVE


Preciso de ouvir muitas vezes, Senhor,
esta Tua palavra: "o maior é o que serve".
Palavra dura, difícil de compreender,
porque é contrária à lógica deste mundo.
Então os "grandes" não são os ricos e poderosos?!
Então os "grandes" não são os sábios e influentes?!
Então os "grandes" não são aqueles a quem todos servem?!
É outro, Senhor, o Teu jeito de estar com os homens:
"Eu estou no meio de vós como o que serve".
É outro, Senhor, o gesto que nos deixaste
e a bem-aventurança que proclamaste:
"Eu, Mestre e Senhor, lavei-vos os pés;
sereis felizes se fizerdes o mesmo".
Ensina-me, Senhor, a viver esta Tua bem-aventurança:
que sirva com coração alegre e acolhedor
todos os irmãos sem distinção;
que sirva não à minha maneira
nem segundo os meus esquemas,
mas à maneira deles
e segundo o Teu estilo;
que sirva não a horas pré-determinadas,
mas sempre que Tu, neles, me bateres à porta;
que sirva, amando,
e ame, servindo,
com coração forte e generoso.

Sem comentários: