31 de maio de 2011

«Não me basta amar a Deus, se o meu próximo também não o amar»



Uma Urgência!

Um grupo de jovens… que grupo de jovens? Para quê um grupo de jovens? Que fazer com o grupo de Jovens?!... Uns temas? Umas reflexões? Uns encontros? Será suficiente? Será aliciante? Motivador? Interessante? Alguém se sentirá atraído?

No início foram muitos os que vieram e hoje passados quase dois anos são muito os que permanecem… Juventude Mariana Vicentina! – o Movimento… Grãos de Trigo! – O nome… Sim! Dou a minha vida aos outros! Eis a máxima que nos define…

Um desafio! - “Ser vida e dar vida… como a semente lançada à terra!”

Ser JMV… ser grão de trigo é e será sempre um modo de vida, uma forma de viver a existência. Uma forma de estar e de encarar a vida diferente da maioria das pessoas.
É um constante serviço à sociedade. Ser JMV é essencialmente estar atento e disponível para os outros.
Vidas que se partilham na entrega de quem se é. Vidas que se fazem, em conjunto, em direcção aos outros e a Deus. Vidas que fluem entre choros e risos, entre alegrias e sofrimentos

Um Chamamento! - “A Tua Palavra atrai-me, sabias?”

Ser JMV é a certeza de que Deus nos ama e nos chama a viver com e para os outros, por Ele. È deixar que que a sua Palavra nos arranque dos nossos egoísmos e partamos ao encontro do outro que é para nós o rosto visível do próprio Cristo…

Uma resposta! – “Tenho um lugar para Ti no meu coração”

Vidas foram transformadas, de um grupo de jovens fomos passando a um grupo de amigos, e hoje a uma família, que partilha as alegrias, os sofrimentos, as angústias, os problemas da escolas, os desafios da família…

Reunimo-nos todos os sábados para a celebração da Eucaristia.

Temos reuniões de reflexão, visitamos pessoas isoladas, doentes e sós nas suas casas, na Casa da Poesia (Lar e UCCI), Centro de dia…

Estamos atentos aos “gritos silenciosos” dos pobres da nossa paróquia e discretamente somos um pequeno alivio através de pequenos gestos materiais.

Dinamizamos actividades que envolvam toda a comunidade paroquial, Via-Sacra, Memoriais e musicais com temas religiosos, vigílias de oração, celebrações marianas na paróquia de Cernache do Bonjardim.

Participamos nas actividades organizadas a nível da pastoral juvenil vocacional da Diocese, a nível nacional (Fátima Jovem). Animamos casamentos e baptizados.

Como movimento nacional da JMV, procuramos participar em grande número nos encontros nacionais, regionais, sub 16 que este ano se realizou na nossa diocese – no Carvalhal.

A adesão!- “Olha, estou aqui e quero ser para os outros um pequenino raio da Tua Beleza!”

Na liberdade, na força do entusiasmo e da alegria… com olhos novos, disponíveis para construir, ser e revitalizar a comunidade paroquial e ajudar a dinamizar outros jovens das paróquias vizinhas… Somos Jovens, somos grito, somos gente! Vida e sonho, numa Igreja peregrina… com os olhos posto em Maria e Vicente, e com o exemplo de Maria Rivier, no espírito interior, no amor profundo pelos mais pobres dos pobes, procuramos ser no nosso meio Sal e Luz!

Hoje, VIDA e COMPROMISSO! “És-me muito! É a Ti que eu quero!”

Actualmente o grupo é formado por 30 membros activos, 7 dos quais se encontram numa fase de formação inicial na JMV. As idades dos membros vão dos 12 aos 29 anos, com tempos de formação e ritmos de actividades diferentes, contudo à actividades e temas de formação em comum, para manter o espírito de coesão do grupo.

Se és Jovem, se tens um ideal não te deixes dissolver no meio do mundo, procura um grupo de jovens, na tua paróquia, na tua diocese e adere, compromete-te, vive algo diferente que possa fazer de ti uma pessoa mais pessoa, com um sentido, com uma meta – JESUS CRISTO – que te leva à Felicidade e a fazer outros felizes!

Fonte: http://www.portalegre-castelobranco.pt/article.php?cod=911Link

Sem comentários: