
As Irmãs da Apresentação de Maria estão em
Capítulo, na sua Casa provincial, de 4 a 12 de Março.
Abramos, eis o imperativo que se impõe como um grito incessante do Espírito que clama em nós, na nossa Província, na Igreja, no Mundo…
Caminhos de Vida… novos caminhos!
“Um capítulo é um acontecimento que ab
re caminhos de futuro!”
Foi a expressão utilizada pelo Senhor Bispo de Setúbal ao iniciar a Homilia na Eucaristia de abertura do 12º Capítulo Provincial.
Interpelando cada uma das Irmãs capitulantes e as Irmãs presentes a “abrir o coração e a comungar como se fosse pela primeira vez, o corpo e o sangue de Jesus, comungar o Senhor em profundidade pois é Ele que nos transforma e nos conduz!”
Seguiu-me um encontro orientado pelo Senhor D. Gilberto, no qual participaram para além das i
rmãs delegadas ao Capítulo provincial, todas as irmãs da Província que se quiseram associar.
“Um capítulo é um Kairós para a Congregação e para toda a Igreja! Com Jesus Cristo abramos caminhos de vida, cada uma de vós, está em Jesus Cristo e em nome d’Ele! Na Igreja, num Capítulo, é o Espírito Santo que vai à frente e está connosco."

Interpelou-nos a “Centrar o coração em Deus” pois quando vivemos da experiência deste amor que nos amou primeiro, a vida TRANSFORMA-SE. A escutar Deus nos outros, na palavra dos outros, mesmo daqueles que tantas vezes nos “irritam”, s
alientou: “ Se não abrirmos as janelas não ouviremos o sofrimento de tantos Homens e Mulheres, nem a Primavera que Deus manda através dos Seus Sinais!”
Continuando a partilhar os acentos fortes da palavra que o Senhor. D. Gilberto nos dirigiu, para “escutarmos Deus, olhando o mundo, escutando-O ao ritmo da Igreja, de uma Igreja que tem a consciência de que a sua força é o próprio Deus, uma Igreja que é comunhão, comunhão que nasce de Deus e que gera a comunhão entre as pessoas, uma Igreja que é enviada ao mundo, que é fermento… Amar este mundo por quem Jesus deu a sua viad, este mundo que é para nós a voz de Deus! Se lhe passamos à margem, passamos à margem de Deus! Jesus abriu caminhos imprevisíveis e pagou por isso, mas abriu caminhos!"

Terminou exortando “neste trabalho, senti-vos sempre instrumentos inúteis, pois é Deus que tudo faz, que tudo seja colocado no coração de Deus!”
Durante a tarde seguiu-se, Assembleia capitular, cada Irmã foi chamada a reflectir e a partilhar as suas expectativas e sugestões para esse Capítulo provincial e os caminhos novos a seguir na nossa província e na Congregação.
Jesus Cristo é o nosso caminho de Vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário