7 de março de 2011

“É fundamental construir laços de humanidade, de amizade e de compaixão, a partir de uma posição humilde e de serviço..."

Com Jesus cristo abramos caminhos de vida…

E é assim nesta atitude de abertura serena e feliz, que se vai realizando o XII Capítulo Provincial envolvido num ambiente de docilidade ao Espírito, que sopra onde quer, e de profunda comunhão fraterna.

“É fundamental construir laços de humanidade, de amizade e de compaixão, a partir de uma posição humilde e de serviço, sem querer ser mais alto, ou ser o protagonista, ou ver o outro como um simples objecto da minha acção.” Paulo Teia, sj

Ontem, dia 6 de Março, descemos ao deserto que se esconde no íntimo da alma, para que o Senhor nos falasse ao coração e nos predispusesse a acolhermos a sua Palavra durante estes dias de procura incessante da Vontade de Deus para o Hoje da História da nossa Província.

O dia foi orientado pelo sacerdote Jesuíta, Paulo Teia que nos falou do “descanso em Deus” e da opção preferencial pelos mais pobres.

Hoje demos início aos nossos trabalhos, na certeza de que o Senhor nos chama a olhar o mundo…

Chama-nos a descobrir os caminhos de vida, para nós e para aqueles que fazem connosco caminho nesta existência tão cansada e angustiada…

Chama-nos a olhar as pequenas flores de esperança que despontam aqui e ali, depois de um rigoroso inverno…

Chama-nos a procurar com criatividade e agilidade uma razão, de um sentido último para a nossa existência e a transmiti-la com simplicidade e beleza…

“Porque é que os Homens se deslocam em vez de ficarem quietos? Deslocar-se implica uma mudança de posição, uma maturação do olhar, uma abertura ao novo, uma adaptação a realidades e linguagens, um confronto, um diálogo tenso e deslumbrado que deixa necessariamente impressões muito fundas… Tolentino Mendonça

Sem comentários: