16 de março de 2011

JAJ em Cernache do Bonjardim



Na continuidade do programa de actividades do Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional da nossa diocese para este ano de 2010/11, concretizou-se mais uma Jornada Arciprestal de Jovens.

Decorreu no passado Sábado dia 12 no Arciprestado de Sertã, na Paróquia de Cernache do Bonjardim. Vindos de várias paróquias do Arciprestado, participaram neste dia mais de uma centena de jovens animadores e catequistas. O dia começou com uma animação de acolhimento pelo grupo de jovens da JMV “Grão de Trigo”.

Este ano, a marca de todos os grupos juvenis centra-se na preparação para as Jornadas Mundiais de Jovens em Madrid no próximo Agosto. Nesse sentido, também estas jornadas são um meio de publicitar e incentivar os jovens na sua participação.

A parte da manhã foi composta por uma catequese sobre o Baptismo e os seus frutos, orientada pelo Padre Ilídio, que lançou aos jovens algumas perguntas de debate em pequenos grupos de reflexão, pedindo-lhes para concretizarem no final uma oração sobre o Pai Nosso. Terminando este momento com um plenário.
Seguiu-se o almoço e os trabalhos continuaram de tarde com muita animação, explicação e promoção das JMJ em Madrid. Juntou-se a nós o nosso novo Diácono Nuno que nos falou e apresentou do Pré-Seminário e o que está a desenvolver com alguns jovens da diocese que se interrogam sobre a sua vida e a sua vocação.
Como o tempo não nos deixou sair do local de encontro, tivemos que adaptar o programa e realizar um outro momento de partilha em pequenos grupos sobre o ser jovem e o que se espera de nós jovens cristãos.

Depois de um intervalo para descontrair preparámos a eucaristia e a sua animação e a Vigília da noite.
À hora marcada deslocámo-nos para a igreja matriz de Cernache onde nos juntámos a toda a comunidade cristã para a eucaristia, presidida pelo Arcipreste Pe Luís. Local depois preparado para o encerramento do dia com uma Vigília de Oração de Taizé.

Um agradecimento muito em particular à paróquia de Cernache por todo o empenho, carinho e dedicação como acompanhou e ajudou todos estes jovens ao longo deste dia. Aos seus Padres Paulo e Ambrósio e colaboradores, na igreja e no salão, que nos proporcionaram um acolhimento e jantar magnifico. Não nos vamos esquecer deste dia.

Pastoral Juvenil e Vocacional

Sem comentários: