25 de maio de 2008

Uma vez mais... a pensar em ti...



Já reparam como é difícil a gestão das relações humanas?! Muitas vezes não sabemos como agir, o que pensar, o que escolher.
Poderemos utilizar a seguinte metáfora:gerir as nossas relações humanas é como ter um passarinho nas mãos: se apertamos demais, ele morre. Se abrimos demais ele foge.
É nesta simbiose que está o segredo, o trabalho e a dificuldade.
Quantas vezes, com medo de perder, apertamos tanto que o outro não pode respirar, quase não pode existir. Sufocamos. E acabamos mesmo por perder.
Quantas vezes agimos de uma forma demasiado laxante, aparentando falta de interesse, e como tal interpretado, que pode levar a abusos ou à fuga.


Diz Saint Exupery que devemos cativar. Cativar e prender. Mas não uma prisão física nem psicológica. Cativar é envolver. É estar atento. É dar espaço. É saber estar presente. É saber estar ausente. Mas sempre atento e interessado. Interesse não manipulador e curioso.
Pensemos numa mão cheia de areia: para a conservar, tenho de manter a mão semi-aberta. Se a fecho com medo de a perder, ela foge da mão. Se a mantenho aberta e me distraio, perco-a.


Então qual o segredo para conservar a areia?

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito do exemplo do passarinho, realmente tesn razão, as relações humanas são as mais dificieis, mas as mais necessárias ao ser humano. O Homem nõa vive só, ele foi criado para viver com os outros.
Continua com as tuas partilhas que eu gosto muito e me ajuda a rezar e a me encontrar, com Deus, comigo própia e com os outros.
Mm